Share |

Falta de recursos humanos na Pediatria do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga

Tem sido denunciada a carência de profissionais, em particular médicos, nas Urgências de Pediatria do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), o que obriga os profissionais a inúmeras horas extraordinárias (até para além do máximo legal) e a prestar, simultaneamente, assistência noutros serviços, como no internamento.

Segundo a informação pública, muitos dos médicos especialistas em pediatria nestas condições entregaram declarações de escusa de responsabilidade ao Conselho de Administração do CHEDV por considerarem que não estão reunidas as condições para garantia de total segurança.

O Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga é essencial para a região e para os vários concelhos direta ou indiretamente abrangidos pelo mesmo. É, como todo o Serviço Nacional de Saúde, fundamental para toda a população porque sem ele não seria possível garantir o direito e o acesso à saúde. É por isso que a falta de profissionais ou problemas de funcionamento, seja nas urgências de pediatria, seja em qualquer outro serviço, deve ser resolvido imediatamente.

A solução é reforçar os serviços à população e não a sobrecarga dos profissionais ou a redução de serviços prestados à população. A solução é contratar e garantir condições para atrair e fixar médicos e outros profissionais neste Centro Hospitalar.

O governo tem que atribuir as vagas de pediatria e de outras especialidades conforme as necessidades do CHEDV e tem ainda de garantir a autonomia da instituição para contratação de profissionais e para a realização de investimentos.

Garantir o reforço dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, no CHEDV e em todo o país, é garantir a sustentabilidade do Serviço Público e, consequentemente, reforçar um pilar da democracia que agora, mais do que nunca, demonstra a sua importância para o país.

Os deputados do Bloco de Esquerda, Moisés Ferreira e Nelson Peralta questionaram o governo. ler aqui

AnexoTamanho
ms_pediatria_chedv.pdf350.14 KB