BE quer esclarecimentos sobre grave acidente de trabalho com um trabalhador da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo

O Bloco de Esquerda teve conhecimento que no passado dia 19 de junho ocorreu um grave acidente de trabalho na cidade de Santa Maria da Feira, tendo estado no local do acidente a Polícia de Segurança Pública que tomou conta da ocorrência.

Segundo as informações recolhidas, um trabalhador da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo manejava uma pistola de pressão de água para executar uma tarefa que lhe tinha sido ordenada pelo executivo da Junta quando sofreu um acidente de trabalho. O trabalhador em causa foi internado em estado grave.

Há sérias dúvidas sobre se a tarefa estava a ser executada nas devidas condições de segurança previstas por lei e sobre se a entidade patronal (neste caso a Junta de Freguesia) garantiu essas condições de segurança ao trabalhador, nomeadamente através de formação adequada para o manejamento deste tipo de equipamentos e através da colocação de equipamentos de proteção individual à disposição do trabalhador.

A falta de cumprimento com a legislação e com as regras de segurança e saúde no trabalho é algo intolerável, mais ainda quando acontece num organismo público, neste caso numa Junta de Freguesia.

Para o BE, urge uma rápida intervenção dos organismos fiscalizadores, para que situações como esta, não se voltem a repetir. O deputado Moisés Ferreira já solicitou através de requerimentos a intervenção da Inspeção Geral das Finanças, da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Direção Geral da Administração e do Emprego Público.

igf.pdf517.95 KB
act_.pdf518.01 KB