Share |

Executivo do PSD da Feira faz contratos de milhões a poucos dias das eleições

Executivo do PSD Feira faz contratos de milhões a poucos dias das eleições

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, liderada pelo PSD, está a fazer contratos de milhões a poucos dias das eleições autárquicas. Para além do valor envolvido nestes contratos, há ainda a questão de eles serem contratos plurianuais, ou seja, que obrigarão e condicionarão o próximo Executivo municipal por muitos anos.

Para o Bloco de Esquerda esta não é uma atitude digna de quem gere o dinheiro público. O Bloco de Esquerda desafia a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em nome da transparência e do rigor na gestão do erário público, de voltar atrás nestas suas intenções e de resistir à tentação de empenhar os recursos públicos nos últimos dias do seu mandato.

Em julho passado – portanto, a dois meses das eleições autárquicas – a Câmara assinou um contrato no valor de 230 mil euros e com a duração de 3 anos para o serviço do Transfeira.

No início de setembro – ou seja, a poucos dias das eleições que podem ditar uma mudança de Executivo – pediu autorização à Assembleia Municipal para firmar um contrato para aluguer de viaturas, com valor superior a 300 mil euros e validade até ao ano de 2021, e para renovação do contrato para recolha de lixo. Este último vigorará até 2023 e custará 10 milhões de euros ao município.

Resumindo, só nestes 3 atos, o Executivo laranja (e o PSD na Assembleia Municipal, que autorizou esta despesa em fim de mandato) faz com que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira assuma compromissos de mais de 10, 5 milhões de euros. Tudo a poucos dias das eleições!

Há ainda uma agravante em tudo isto: é que os próprios serviços que são contratados não são os que melhor respondem ao interesse público e às necessidades das populações. O Transfeira, que deveria ser alargado a todo o concelho, continua a servir pouco mais do que o centro da cidade de Santa Maria da Feira. Já a recolha de lixo, que deveria ser feita 4 vezes por semana em todo o concelho, continuará a ser feita apenas 2 vezes por semana.

Há que questionar qual o interesse do Executivo PSD em fazer estes contratos à pressa, a poucos dias de cessar o seu mandato, e sem respeitar os interesses da população.

Por isso mesmo desafiamos, mais uma vez, o Presidente da Câmara Municipal a não penhorar o dinheiro público e a não condicionar o próximo Executivo.