Share |

BE quer que governo contrate mais assistentes operacionais para E.B. 2,3 de Paços de Brandão

BE quer que governo contrate mais assistentes operacionais para E.B. 2,3 de Paços de Brandão

A escola E.B. 2,3 de Paços de Brandão, situada no concelho de Santa Maria da Feira, está, neste momento, com carência de assistentes operacionais.

Segundo a informação que chegou ao Bloco de Esquerda existem 4 assistentes operacionais que estão de baixa por motivos de saúde. Os restantes trabalhadores estão já a fazer inúmeras horas extraordinárias, mas ainda assim são insuficientes para todas as funções.

O problema não é o facto de existirem 4 assistentes operacionais de baixa médica, o problema é não se proceder à substituição temporária destes trabalhadores (durante o tempo da baixa) e, mais importante do que isso, é o facto de o número de assistentes operacionais ser insuficiente mesmo quando todos os trabalhadores estão ao serviço.

É preciso lembrar que os assistentes operacionais desempenham funções fundamentais para o funcionamento da escola. Desde a portaria à papelaria, desde o funcionamento do bar ao funcionamento do PBX, desde a limpeza a funções administrativas, passando pela obrigação de cuidar dos espaços comuns e pelo apoio e ajuda que têm que dar aos alunos em inúmeras tarefas e situações do dia-a-dia, a verdade é que uma escola não pode funcionar sem assistentes operacionais e não pode funcionar bem sem os assistentes operacionais suficientes.

Ora, o que está a acontecer em Paços de Brandão é a não existência de assistentes operacionais em número suficiente e, por isso mesmo, não se está a garantir o melhor funcionamento desta escola.

O Bloco de Esquerda tem alertado para a necessidade de reforçar o número de assistentes operacionais na Escola Pública em todo o país. Em setembro deste ano o Governo anunciou a contratação de 1500 assistentes operacionais ainda durante o ano de 2017 e mais 500 durante o ano de 2018. Mas é preciso que esses funcionários sejam mesmo contratados e cheguem efetivamente à escolas.

Por isso, o Bloco de Esquerda quer explicações do Governo sobre a falta de assistentes operacionais na E.B. 2,3 de Paços de Brandão e quer garantias sobre o necessário reforço de profissionais nesta escola.

O deputado Moisés Ferreira já questionou o governo sobre a falta de assistentes operacionais nesta escola. Ler aqui

AnexoTamanho
me_falta_de_assistentes_operacionais_em_eb23_de_pacos_de_brandao.pdf297.6 KB