Share |

BE quer explicações urgentes do Ministério da Educação para a falta de qualidade das refeições na escola secundaria de Fiães

BE quer explicações urgentes do Ministério da Educação para a falta de qualidade das refeições na escola secundaria de Fiães

As queixas sobre a falta de qualidade das refeições na cantina da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Freguesia de Fiães, Concelho de Santa Maria da Feira são, infelizmente, recorrentes. Ao longo dos anos verificamos, de facto, a apresentação de diversas queixas, tanto por parte de encarregados de educação, alunos e Associações de Pais, como por parte de partidos políticos. Verificamos ainda que, desde que o serviço de refeições foi contratualizado com uma empresa externa, as queixas passaram a ser bastante frequentes.

Ao longo dos últimos anos o Ministério da Educação tem-se desresponsabilizado e demitido de algumas das suas funções como, por exemplo, garantir que os estudantes das escolas públicas têm acesso a refeições nutricionalmente equilibradas, com as proporções necessárias e com qualidade de produtos e de confeção.

Para o BE é incompreensível que se repitam episódios de falta qualidade na confeção das refeições e de utilização de alimentos em estado que podem colocar em risco a saúde dos alunos, professores e funcionários. Mas foi o que voltou a acontecer na Escola Básica e Secundária Coelho e Castro.

O ano letivo começou há pouco e as queixas dos alunos, pais e encarregados de educação já são muitas: a qualidade dos produtos não é a melhor (principalmente os legumes e vegetais que estão longe de serem frescos) e a confeção também merece queixas.

A escola tem a obrigação de garantir refeições de qualidade aos seus alunos, não só do ponto de vista nutritivo, mas respeitando os melhores padrões de qualidade. Este tipo de ocorrências desprestigiam a qualidade da escola pública e apenas demonstram como a concessão de serviços a terceiros conduz à perda de qualidade do serviço em questão.

O objectivo das empresas privadas que são contratualizadas é, como podemos constatar, a obtenção de lucro, mesmo que para isso coloquem em causa a qualidade do serviço que prestam.

O BE considera que é urgente que o Ministério da Educação, adopte medidas que garantam a melhor qualidade das refeições servidas neste estabelecimento escolar.

O Deputado do BE Moisés Ferreira questionou hoje Ministério da Educação. Ler aqui 

AnexoTamanho
me_.pdf297.45 KB